quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Após ler esta mensagem, tinha 15 segundos para evitar ser atropelado por uma mula tripod!

Portugueses!

Venho, desta forma, revoltar-me perante uma situação ultrajante que tem vindo a assolar o nosso país e o mundo! A origem é desconhecida, embora haja relatos que sejam oriundas do estrangeiro, vindas das Américas; e a sua presença no nosso dia-a-dia tem causado imenso desconforto! Não é um desconforto qualquer, daqueles que passam com um pouco de pomadinha ao deitar, ou com umas gotinhas ao acordar! Nenhuma cueca demasiado apertada alguma vez nos desconfortará como estes autênticos atentados à nossa integridade fisica e mental.
Refiro-me, claro está, a esse pesadelo dos dias modernos e que, aproveitando as correntes da tecnologia, se espalha a uma velocidade vertiginosa. Refiro-me a essas malandras, a essas bandidas...




... as CARTAS-CORRENTE (e suas filhas, as SMS-CORRENTE)!



Portugueses! Quantos de vocês já estão fartos de ver as vossas contas de correio electrónico saturadas com mensagens de amor-eterno ou azar perene?! Quais, entre vós, já lhe ocorreu não recebeu aquela mensagem do vosso mais-que-tudo porque tinham várias sms-corrente em lista de espera para vos atafulhar a memória do telemóvel?! E quantos de vocês, mesmo sabendo que esta coisa das mensagens é irritante...


... CONTINUA A ENVIAR-ME MENSAGENS-CORRENTE?!?!?!



Mas que raio, hein?! Curioso, sempre que vejo alguém a abrir uma destas mensagens (quer num computador, quer num dispositivo telefónico portátil – vulgo telélé.) A reacção dessas pessoas é sempre a mesma:

- Ergh, pois... mais uma dessas mensagens correntes... Eu cá sou muito intelectual, muito cientifico, e muito pragmático nestas coisas para saber que isto não tem resultado nenhum... MAS ACHO UMA MENSAGEM TÃO FOOOOOFA, QUE VOU JÁ ENVIAR A TODOS OS MEUS CONTACTOS...



Recorrendo às minhas memórias, ainda me lembro (e com certeza que o distinto leitor aí em casa também se deve lembrar... não, não é dessa casa, da outra! Não, a outra mais à direita! Exactamente, essa mesmo! Lembra-se?!), de como eram as antigas mensagens-corrente; e é curioso reparar que estas têem assistido a uma crescente evolução não só a par das tecnologias, como um constante melhorar das estórias da sua origem e dos argumentos que comprovam o seu poder milagroso (quer pelo bem, quer pela dark force).


Eu ainda sou do tempo em que estas mensagens eram ainda físicas, palpáveis, vindo registadas num mero pedaço de papel; e pediam que o leitor as fizesse passar copiando-as dez, quinze, vinte vezes (e algumas eram avessas ao uso de fotocopiadora, alertando que caso o leitor o fizesse a carta perderia o seu efeito mágico, e o desejo já não se cumpriria), e caso o leitor o não fizesse num determinado periodo um grande azar ocorreria (azar esse, normalmente, associado ao campo amoroso). Nos dias de hoje, além do perceptível avanço tecnológico, ocorreu uma “melhoria” (?!?!) quer do poder do desejo, quer na maldição que caíria no singelo mortal que caísse no grande erro de a deixar esquecida na sua conta de e-mail. Se dantes o leitor era advertido que, caso não repassasse a carta, lhe aconteceria (imaginemos),





“um fenómeno de azar nas 48h a seguir a ler esta carta”,



nos dias de hoje o ciber-leitor corre o perigo de


“ficar sem amigos, sem uma perna, vesgo de um olho, apanhar a gonorreia, não casar durante 7 anos, e terá muita sorte se não for atacado por uma trupe circense de anões amestrados e mulheres barbudas!”





Há para todos os gostos, com argumentos mais ou menos complicados. Numas surgem fadas, noutras já aparecem meninas fantasmas. Umas têem relatos “verídicos” de pessoas que, ora foram benificiadas por passarem a carta aos seus contactos, ora caiu-lhes um piano em cima por se terem esquecido de o fazer; ao passo que outras acreditam piamente que introduzir imagens de bichinhos fofinhos desnecessaria completamente recorrer às premissas supracitadas.
Temos mensagens em Word, Excel, Powerpoint e até já recebi gifs e videos! Variedade não falta, nesta busca incessante pela atenção do leitor. E ao fim de tanta evolução destas mesmas uma questão se me impõe...:


QUEM FOI QUE TEVE O RAIO DA IDEIA DE CRIAR ISTO?!


Qual foi a alminha que, certo dia, se levantou da cama e pensou “eh pah, não sei o que hei-de fazer, acho que vou redigir uma carta para circular pelo menos o mundo”? Gostaria de ter uma conversa com as mães dessas pessoas, e partilhar com elas a frustração que os seus filhos trouxeram ao mundo... E talvez convencê-las que a laqueação das trompas talvez seja uma das maneiras de evitarem lançar um novo perigo para a sociedade...

Venho desta maneira iniciar um novo movimento. Um movimento sinérgico, repleto de energia e força, contra a intrujice destes virús da nossa tecnologia! Não foi para este fim que o primeiro dos homens decidiu desenvolver o intelecto! Se entre a baba e o ranho e os grunhidos animalescos o neanderthal tivesse imaginado que este seria o futuro da humanidade, certamente que pensaria duas vezes antes de bater pedrinhas umas nas outras e ver as faíscas a saltar (enquanto faria sons gorilescos... conseguem imaginar a imagem? Hilariante... e ridículo).

Assim, peço-vos... parem de mandar mensagens-corrente, impeçam a sua proliferação...
... a menos que sejam muito fofinhas.



Sem mais assunto de momento, despeço-me, com votos de boas férias, boas navegações na internet, e previnam-se contra os virús informáticos (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATCHUUUUUUUUUUUUUM!).


Cumprimentos aos Byte´s;
Beijos às Giga´s;

Um beijo muito, muito especial à “unidade central de processamento” da minha vida (és tu, Nadia :D);

E...

... nada prós Gifs! ("ui, que sou tão animadinho!!!")

4 comentários:

Anónimo disse...

"Laqueação das trompas"??? Tudo isto existe... tudo isto é triste... tudo isto é fado:P As coisas k os biólogos se lembram, e já agora, é só as trompas k podem ser laqueadas?XD Fica bem...(Wazaaaaaaa) Abç...

Pedro Santos... aka BERIMBAU disse...

Não, há também quem laqueie o cabelo... com L´oreal...

Anónimo disse...

Muito bem!! Parabéns! Mais uma vez.. uma escrita hilariante.. sobre algo que a muitos perturba.. as vertiginosas sms-em-cadeia!!
Ao texto está espectacular.. e gosto de ver que pelo menos na escrita mantens a tua espontaneadade e sentido critico que te é tao proprio e que tem andado tao apagadito!
Bjinhos, da mana*

Anónimo disse...

fuoada-se. tavas pouco inspirado... o texto é curto pah...